1. Ser blogueiro é profissão; Blog é trabalho:
Mesmo com tanta clareza das coisas, ainda tem gente que acha que blog é só passatempo. A verdade é que ter um blog envolve tanta disciplina e seriedade quanto o seu trabalho no estúdio ou escritório de uma agência. Demanda horas por dia de pesquisa e criação de conteúdo, além de outras funções como marketing, anúncios, atendimento ao cliente, etc. Muitas vezes até em conjunto com outro trabalho (você vira uma bola, trabalho pra qui e trabalho pra lá). Dá muito trabalho manter dois empregos e fazer os dois direitinho. Então, antes de falar com qualquer blogueiro, lembre-se que ele não é um desocupado que de vez em quando publica um textinho. Ele é o profissional dono do veículo ao qual você deseja vincular seu conteúdo.
2. Toda prestação de serviço tem que ser paga:
Uma vez ouvi uma frase de uma colega de empresa que todo mundo riu, mas é muito séria! Ela disse “Facebook é veículo e veículo é pago”. Esse raciocínio se aplica também aos blogs, afinal, eles são veículos. Agora que você já lembrou que blogueiro é profissão, por que o profissional blogueiro faria qualquer trabalho pra você de graça? Você aí na sua agência trabalha de graça? Aposto que não. E é frustrante você gastar tanto tempo do seu dia a dia se esforçando pra fazer um trabalho perfeito, ter um blog com bastante engajamento, pra realmente construir um público e uma reputação, e aí chegar uma pessoa pedindo pra você publicar uma notinha de graça. É falta de respeito. Muitas empresas tem entrado numa onda de conseguir divulgações espontâneas, mas compreenda que até mesmo uma divulgação espontânea deve gerar algum tipo de pagamento. Por exemplo: você enviar um press-kit sensacional com um produto lançamento da sua marca e o blogueiro amar tanto que vai fazer um post falando sobre. Não foi de graça. Não foi dinheiro vivo, mas foi uma permuta (uma troca). Sempre que você for contratar uma prestação de serviço (porque é isso que é), você tem que pagar por ela de alguma maneira. Não seja o idiota que pede pra o amigo blogueiro fazer book de graça.
3. Sem contratação de facto, ninguém é obrigado a nada:
Sobre enviar “um jabazinho”, vamos entender uma coisa: a menos que tenha sido muito bem combinado entre marca e blogueiro antecipadamente, ele não garante a divulgação da sua marca. Enviar um produto não é assinar um contrato/oque for combinando que você está contratando aquele veículo pra falar sobre você e que ele é obrigado a isso. Aprendi em agência que o esforço em fazer um press-kit muito bacana deve existir exatamente pra que você consiga surpreender o influenciador a ponto de ele querer falar sobre você sem que você tenha que de facto pagar anúncio. Ou seja, mandar presente não é contratar. Mandar presente é um flerte, é um jeito de conquistar um influenciador. Não adianta mandar uma sacola de plástico com seu produto jogado lá dentro. Aí não adianta querer exigir nada mesmo! Primeiro porque não foi vantagem nenhuma pra pessoa e ninguém gosta de fazer propaganda de esmola; segundo porque, vou repetir, você não contratou nada.
4. Quem entende do blog é o blogueiro:
Agora digamos que você contratou de facto um freelancer ou chamou o influenciador pra participar de alguma acção. O conselho que eu te dou - e que é o que vai te dar mais resultado - é não dar um script e querer que tudo seja dito do seu jeito. Entenda, se você chegou até aquele blog é porque você acha que o conteúdo dele tem a ver com a sua marca e que o público dele pode se interessar por ela; e é por isso que você deve dar liberdade pra que o blogueiro fale do seu conteúdo da maneira como ele e o público dele já estão acostumados. Não adianta você contratar um blogueiro que escreve bastante palavrão, por exemplo, e exigir que só no seu post ele use uma linguagem coxinha. Passar script ou texto pronto deixa tudo muito artificial, o que tira a credibilidade e faz qualquer leitor passar reto sem dar a menor atenção. Se você quer que esse post/anúncio dê certo, permita que o blogueiro adapte da melhor maneira possível, afinal, ali naquele ambiente quem manda é ele e é nele que as pessoas confiam.
5. Blogueiro não faz milagre:
É o momento de você compreender de uma vez por todas que não é porque você pagou pra um blogueiro, seja lá qual for o tamanho do blog, que essa postagem/anúncio/acção vai trazer os resultados que você planejou. A internet de certa maneira ainda é um mistério e vive nos surpreendendo! Às vezes, aquilo que parece que tem tudo pra trazer um engajamento gigante, passa despercebido; e, às vezes, aquilo que ninguém botava uma fé gera um super buzz. Sua parte é zelar pra que tudo seja feito da melhor maneira possível, no melhor período, melhor horário… Mas nada pode te garantir que você vai alcançar os milhões de cliques/conversões que deseja. Portanto, nunca saia falando mal de um blog ou influenciador se o seu anúncio não der certo com ele. Lembre-se que blogueiro não faz milagre! Se tudo for feito dentro dos conformes e não der certo, é porque alguma coisa no seu produto ou marca não agradou tanto assim naquele momento. Talvez valha repensar se você escolheu o nicho de blog certo ou até mesmo se deveria ter falado sobre produto X em vez de Y. O importante é avaliar tudo com a cabeça fresca e não achar que blog é lâmpada mágica.
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Muito obrigado pela atenção dispensada!
Publicado : Moz Arte Music🇲🇿